sábado, 28 de junho de 2014

"A História Interminável", de Michael Ende

Sinopse
"Faz o que quiseres" é a inscrição que consta do símbolo do poder ilimitado de Fantasia. Mas o jovem Bastian, herói desta aventura, só ao fim de uma longa e árdua busca descobre o que essa frase realmente significa.
Eis, muito sumariamente, o tema deste livro admirável que se publica agora em Portugal, confirmando também entre nós a sua extraordinária carreira internacional.

Opinião:
Este livro para mim foi dos melhores que já li porque nos leva para lá da nossa imaginação. 
Faz-nos conhecer Bastian um rapaz triste, por ser gozado pelos amigos, solitário, pois o pai não lhe dá atenção e pela mãe ter falecido. Mas quando rouba aquele livro misterioso, ao antipático Sr. Koreander que trabalha na livraria, e quando o lê às escondidas no sótão de sua escola, Bastian descobre uma história maravilhosa num mundo mágico que está a ser destruído por um NADA, e da qual fazem parte personagens espetaculares e da qual também ele vai fazer parte mesmo estando em dúvida se o quer fazer.

"Gostava de saber (...) o que se passa dentro de um livro quando está fechado. É claro que lá dentro só há letras impressas em papel, mas, apesar disso, deve passar-se alguma coisa, porque, quando o abro, está lá uma história completa. Lá dentro há pessoas que ainda não conheço e todas as especies de aventuras, feitos e combates - e muitas vezes há tempestades no mar e alguém vai a países e a cidades exóticos. Tudo isso, de algum modo, está dentro de um livro. é preciso lê-lo para saber, é claro. Mas já lá dentro, antes. Gostava de saber como." (Pag.16/17)

Aconselho este livro a todos aqueles que gostam de uma boa aventura, de uma excelente leitura e que gostam de fazer parte de um livro.

"As paixões humana são misteriosas e as das crianças não o são menos que as dos adultos. As pessoas que as experimentaram não as sabem explicar e as que nunca as viveram não as podem compreender." (Pag. 12)

1 comentário: