sábado, 15 de junho de 2013

"O Romance das Ilhas Encantadas" de Jaime Cortesão

Sinopse
"Em tempos que já lá vão um nigromante, isto é, um homem que conhecia as artes mágicas, encantou as ilhas do grande mar Oceano. Só as mulheres marinhas (ou, por outro nome, as ondinas), que eram filhas do mar e conheciam todos os seus segredos, sabiam o paradeiro certo. E eram elas que as protegiam dos estranhos, sobretudo dos moiros, desviando navios e espalhando nevoeiros para as ocultar. O porquê desse encanto e a gesta dos marinheiros que o ousaram desfazer constitui o cerne desta história maravilhosa que o grande escritor Jaime Cortesão quis legar aos mais jovens e cuja leitura está hoje aconselhada em todas as escolas do país."

A minha opinião
Esta historia passa-se no meados do séc.XIV, quando um príncipe enquanto anda à caça vê reflexos brilhantes na água. Chega perto do pequeno lago e vê uma pequena musa da água penteando seus longos e brilhantes fios de cabelo cor de prata e cantando uma musica hipnotizadora. O princípio apaixonou-se pela princesa e levou-a para o castelo mas a princesa queria estar na sua casa, o lago.
Mas o príncipe obrigou-a a ficar e pouco tempo depois a musa deu a luz um filho a quem deixou as ilhas onde morava: Madeira e Açores.
Pois tudo o que musa governava sucedia o filho mais velho tal qual uma descendência.
 Achei a historia muito instrutiva mas fascinante pois acho que a história ensina-nos um pouco da nossa história mas de uma maneira  infantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário